Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica – PPGGC da UFSCar tem a Gestão da Clínica como área de concentração e objetiva (i) contribuir para a solução de problemas de saúde enfrentados pela nossa sociedade; (ii) promover o desenvolvimento de capacidades dos profissionais de saúde para atuarem com melhores práticas no cotidiano do trabalho; (iii) apoiar o desenvolvimento de capacidades para o exercício da educação na saúde, visando o fortalecimento de programas de residência em saúde; (iv) ampliar parcerias entre universidade, serviços de saúde e a comunidade visando a geração de conhecimentos relevantes para o SUS.

A Gestão da Clínica é um novo campo de produção de conhecimento, com um grande potencial de impacto pela aplicabilidade imediata das novas tecnologias e saberes voltados à melhoria da efetividade, eficiência e eficácia, com a responsabilização dos profissionais e serviços e o estabelecimento de padrões e sistemas de qualidade e de regulação de ações e serviços de saúde no SUS.


Missão

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica tem por missão capacitar pesquisadores, professores e profissionais de Saúde para atuarem segundo uma prática profissional transformadora, compromissada com a sociedade e com as políticas públicas, especialmente com o Sistema Único de Saúde, e produzir conhecimento com explícito potencial de aplicabilidade, de transformação da realidade, que contribua tanto para a comunidade local como para a comunidade científica nacional e internacional. Processos de formação (projeto pedagógico) e de produção de conhecimento adotados no Programa articulam um currículo integrado, pautado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliação processual, e atores (discentes e docentes) que têm a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade como diretriz, organizados segundo uma lógica democrática e participativa no Sistema de Ensino Superior público, gratuito e de qualidade.

 

Visão

Consolidar-se como um programa de excelência que promove as articulações entre o ensino de graduação e de pós-graduação e entre a pesquisa e a extensão como potencializadoras da sustentabilidade do SUS local, regional e nacional; que mantém firme compromisso com a saúde e vida da sociedade e com práticas profissionais qualificadas e aplicadas; e que forma profissionais, pesquisadores e docentes com capacidade crítico-reflexiva sobre sua prática no mundo do trabalho e para transformar a realidade, impulsionados por corpo docente que se mantém em espaço contínuo de reflexão sobre sua prática profissional como importante disparador de processos de mudança.


Valores

O PPGGC é constituído por docentes, técnico administrativo e estudantes que valorizam sua atuação participativa e democrática, que são envolvidos e comprometidos com a aprendizagem e que reconhecem a importância do aprender a aprender, do protagonismo do educando e da aprendizagem significativa atrelada aos contextos de realidade. Corpo docente e corpo discente são formados na perspectiva de uma atuação interdisciplinar e interprofissional e promovem o alinhamento, a articulação e o comprometimento de grupos de pesquisa com a produção de conhecimento fundada e orientada para a realidade do sistema de saúde. Este programa valoriza sua constituição interdepartamental e intercentro e pretende continuar constituindo e fortalecendo parcerias que contribuam para ampliar a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, pautado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e que estimulem a formação de profissionais e a produção de conhecimento capazes de provocar transformações na realidade do contexto da saúde e em outras áreas de políticas públicas.