Processo Ensino Aprendizagem

O processo ensino-aprendizagem utilizados nas Atividades Curriculares interdisciplinares do PPGGC visa a construção do perfil de competência do futuro mestre em gestão da clínica. Nesse sentido, está ancorado:

  • nas teorias construtivistas (sociointeracionista);
  • na metodologia científica;
  • nos projetos aplicativos voltados à intervenção na realidade.

O uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem promove uma postura ativa e corresponsável do educando em relação a sua aprendizagem e permite a vivência de processos de troca e construção coletiva do conhecimento.Como metodologias ativas, o programa utiliza a aprendizagem baseada em problemas e a problematização.

A aprendizagem é disparada por problemas no formato de situações-problema – SP elaboradas pelos docentes. As SP trazem uma situação prevalente e relevante da área da saúde a ser processada. As narrativas da prática profissional elaboradas pelos mestrandos também são utilizadas como disparadores do processo ensino-aprendizagem.

Tanto as SP como as narrativas são processadas segundo a espiral construtivista, uma metodologia educacional que agrega elementos da aprendizagem baseada em problemas, da problematização e do método científico.

Todas as atividades são avaliadas por todos os envolvidos. A avaliação do desempenho do mestrando é critério referenciada, tendo como base o perfil de competência

A avaliação formativa é realizada verbalmente ao final de cada atividade e utiliza os conceitos: “satisfatório” e “precisa melhorar”. A avaliação somativa do desempenho dos mestrandos utiliza os conceitos: “aprovado” ou “reprovado”. Os mestrandos autoavaliam seus desempenhos e avaliam o desempenho de seus pares e dos docentes. Todos avaliam a atividade educacional e o programa. Os formatos de avaliação são quantitativos e qualitativos, permitindo uma especificação dos pontos fortes e dos aspectos a serem melhorados.

 

Espiral Construtivista

A esquematização do processo ensino-aprendizagem na forma de uma espiral busca representar os movimentos desenvolvidos no trabalho coletivo do grupo, no sentido de identificar os conhecimentos prévios e de produzir novas sínteses e novos significados.

Espiral Construtivista

Figura 1 Espiral construtivista do processo ensino-aprendizagem.

 

(i) Movimento: identificando o problema e formulando possíveis hipóteses

Os movimentos de identificação dos problemas e de formulação de possíveis hipóteses são favorecidos pela explicitação:

  • de ideias, associações iniciais e vivências;
  • de percepções, sentimentos e valores;
  • dos fenômenos e mecanismos que fundamentam as possíveis explicações;
  • de hipóteses.

A identificação dos problemas, as explicações iniciais e a formulação de hipóteses em situações relativas à gestão do cuidado permitem explorar os contextos de gestão do cuidado e educação em saúde. Esses movimentos são fundamentais para a explicitação dos conhecimentos prévios e para a identificação das capacidades presentes e necessidades de aprendizagem de cada residente/mestrando e do grupo. O grupo pode ser estimulado a explicitar suposições, conjecturas e proposições. A identificação das fronteiras da aprendizagem no processo de explicação do problema orienta a elaboração das questões de aprendizagem que visam superá-las.


(ii) Movimento: buscando novas informações

A busca por novas informações deve ser realizada pelos residentes da forma e onde considerarem mais adequado. O programa oferece um conjunto de referências bibliográficas que estão disponíveis como acervo, na forma de livros e revistas científicas. O acesso aos bancos de dados de base remota também é estimulado, além de facilitar a desejável ampliação das pesquisas, favorece a liberdade dos residentes para selecionar e eleger fontes de informações. Os mestrandos têm períodos reservados e protegidos durante a semana, considerados espaços para aprendizagem auto-dirigida, nos quais podem dedicar-se à busca de novas informações.


(iii) Movimento: construindo novos significados

A discussão da situação-problema ou narrativa e das questões de aprendizagem, à luz das novas informações trazidas pelo grupo, deve considerar a natureza, relevância e evidências que permitam uma análise e crítica, tanto das fontes como da própria informação. A construção de novos significados ocorre pelo confronto entre os saberes prévios do grupo e as novas informações consideradas válidas.


(iv) Movimento: avaliando o processo

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é permanente e a avaliação formativa assume um papel determinante na melhoria desse processo. Além da auto-avaliação e da avaliação entre pares, facilitadores e mestrandos/residentes avaliam-se mutuamente no sentido de melhorar o processo ensino-aprendizagem e o trabalho em pequeno grupo.