Contexto

Histórico

O mestrado profissional – MP em Gestão da Clínica da UFSCar foi submetido à CAPES, em atendimento ao Edital 02/DAV/2009 para a seleção de propostas de MP associado à residência em saúde.

O PPGGC foi aprovado em 30 de junho de 2010. O Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica – PPGGC é uma modalidade de formação stricto sensu, estruturada como Mestrado Profissional e vinculada à área de Saúde Coletiva da CAPES.

A proposta do MP em Gestão da Clínica foi elaborada por docentes vinculados a dois centros acadêmicos da UFSCar: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS e Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH e cinco departamentos: Educação Física e Motricidade Humana, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional.

O PPGGC teve início em 2011, com vinte vagas anuais.

 

Justificativa

Considerando que:

(i) há expressivas demandas da sociedade e do Sistema Único de Saúde pela produção de conhecimento voltado à melhoria da qualidade e segurança da atenção à saúde;

(ii) a interação da pós-graduação com a graduação e com a residência em saúde qualifica a produção e a troca de conhecimentos e

(iii) as parcerias entre a universidade e os serviços de saúde fortalecem os sistemas de saúde;

A UFSCar aprovou junto à Capes uma proposta de mestrado profissional em Gestão da Clínica orientada à produção de conhecimento aplicado às áreas de gestão do cuidado em saúde, gestão do trabalho em saúde e gestão da educação na saúde, visando contribuir para a melhoria da eficácia, eficiência e efetividade da atenção à saúde.

 

Perfil de Competência

O MP em Gestão da Clínica visa a construção de um perfil orientado à gestão do cuidado e do trabalho em saúde e à socialização e produção de conhecimentos voltados à melhoria das práticas em saúde.

O perfil de competência para o mestre em gestão da clínica foi construído de modo a explicitar as ações e as capacidades (que fundamentam as ações) a serem construídas para o desenvolvimento de excelência profissional.

A concepção utilizada de competência é construtivista e implica a capacidade de mobilizar diferentes recursos para solucionar, com pertinência e sucesso, problemas da prática profissional, em diferentes contextos.

A mobilização e a combinação das capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras é traduzida em desempenhos, segundo áreas de competência. Essas áreas conformam o campo de atuação do mestre em Gestão da Clínica:

(i) Saúde: cuidado às necessidades de saúde individuais e coletivas;

(ii) Gestão: organização do trabalho em saúde;

(iii) Educação: socialização e geração de conhecimentos em saúde.

 

Perfil PPGGC

 

Temática

As práticas em saúde se inscrevem num complexo quadro de necessidades saúde e oferta de serviços. O atual perfil epidemiológico da população brasileira mostra uma concomitância de agravos de natureza aguda e condições crônicas, condicionada pela transição demográfica e pelas transformações das sociedades em desenvolvimento.

O enfrentamento desse conjunto multifacetado de necessidades e demandas aos serviços de saúde requer do profissional de saúde muito mais do que o domínio específico dos conteúdos relativos a sua profissão ou especialidade. Requer o desenvolvimento das capacidades voltadas à transformação e à inovação das práticas em saúde, visando a produção de soluções qualificadas e seguras. Nesse contexto, a temática Administração e Gestão em Saúde foi priorizada.


Modelos de atenção à saúde

O diálogo entre as necessidades de reorganização do sistema de saúde e de formação de profissionais, à luz da integralidade do cuidado, orientou a escolha da área de concentração em Gestão da Clínica como foco da produção de conhecimento e capacitação de profissionais pelo PPGGC.

A produção de conhecimentos para o desenvolvimento de modelos tecno-assistenciais orientados pela integralidade da atenção à saúde, coloca o cuidado como eixo estruturante das práticas e a gestão das necessidades de saúde como orientadora da organização da assistência.